Paranhos e sindicatos discutem reposição salarial dos servidores



O prefeito Leonaldo Paranhos se reuniu na tarde desta sexta-feira (25) com dirigentes do Sismuvel e Siprovel, sindicatos que representam os servidores públicos municipais e os professores da rede municipal de ensino em Cascavel. Em pauta, a reposição salarial da categoria referente ao ano passado.

 

O Município apresentou proposta de reajuste de 7,59%, divididos em três parcelas nos meses de maio, julho e setembro. A proposta foi recebida como positiva pelos dois sindicatos.

 

Paranhos lembrou que, por força da Lei Federal 173/2020, o Município estava impedido de fazer qualquer reajuste durante a pandemia, mas que agora é possível retomar as discussões.

 

Foi uma reunião boa, conseguimos apresentar as nossas dificuldades, nossos limites, eu reconheço o direito da reposição. O servidor público sofre como qualquer outra pessoa da sociedade os impactos do aumento do diesel, do combustível, da energia elétrica, do alimento e a gente precisa, evidentemente, buscar um caminho”, diz o prefeito.

 

Ele ressaltou que há um orçamento único e que será necessário deixar de executar algumas ações, sem trazer prejuízos diretos à população, para garantir a reposição que o servidor tem direito.

 

“Quero aqui pedir, evidentemente, a todos essa compreensão para que a gente busque uma solução que seja possível executar. Nós estamos diante de uma crise internacional. Esse aumento dos produtos fez com que a gente tivesse um aumento muito grande em todos os serviços, produtos e obras que temos contratadas. Nós temos mais de R$ 20 milhões de impactos nesses contratos e não podemos pará-los, porque isso traria um prejuízo imediato, mas não podemos deixar de discutir a reposição dos servidores que é um direito que eles têm”, enfatiza Paranhos.

 

O presidente do Sismuvel, Ricieri D'Estefani Junior, enalteceu a proposta do Município e disse que, após a pandemia, agora há uma perspectiva de avanço. Eu acredito que é uma boa proposta, oferece solução para um problema que já dura dois anos, que foi aquele causado pela pandemia, quando não poderíamos ter reajuste e agora temos é a oportunidade de começar a recuperar esses valores”, afirmou.

 

Josiane Maria Vendrame, presidente do Siprovel, avaliou a reunião como produtiva e positiva. “Vamos levar a proposta para a categoria e voltamos a negociar e discutir com o prefeito o que é necessário para melhoria na carreira dos professores e professoras”, afirmou.

Os secretários Edson Zorek (Finanças) e Vanilse da Silva Pohl (Planejamento e Gestão) e a diretora de Gestão de Pessoas, Cristina Dulce Schmitt, participaram da reunião.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???