UENP recebe 10 mil fotos históricas de Jacarezinho



A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu o acervo fotográfico e documental de Celso Antônio Rossi, falecido em janeiro deste ano. Cerca de 10 mil fotografias, sete volumes de periódicos, arquivo digital de aproximadamente 4 mil fotos com histórico sobre as imagens, documentos históricos, crônicas, relatos memorialísticos, revistas e livros sobre a história de Jacarezinho constituem o acervo doado para o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CEDHIS) da UENP.


Celso Antônio Rossi, falecido aos 86 anos, foi um líder reconhecido em toda a região do Norte Pioneiro, advogado atuante, professor, escritor, poeta, editor e diretor de jornais em Jacarezinho e um dos pioneiros na criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

O advogado Vicente Estanislau Ribeiro, doador do acervo, conta que o encaminhamento realizado à universidade fora uma vontade do amigo Celso Rossi, que, no final da vida, elaborou, junto à UENP, o documento para doação em que também destacava o desejo de que o acervo permanecesse preservado em Jacarezinho.

“A UENP abre suas portas para a comunidade e isso que é muito importante, essa interação entre comunidade e universidade. A UENP está se tornando uma guardiã das coisas que são nossas, preservando essa riqueza da nossa gente, do nosso povo, a nossa cultura. Muito obrigado, em nome da família do doutor Celso Antônio Rossi”, disse Vicente Ribeiro.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???