Médico defende implantação de cuidados paliativos em todo sistema de saúde do Estado


O ex-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, médico oncologista Roberto Bettega, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (28) para defender a implantação de ações paliativas no tratamento de doentes crônicos ou com risco de morte. Segundo ele, o método que melhora a qualidade de vida de pacientes deve ser implantando em todo o sistema de saúde do Paraná, tanto público quanto privado. Para o médico, trata-se de um modo de humanizar a medicina. Bettega ocupou o grande expediente da Sessão Plenária a convite do deputado Michele Caputo (PSDB). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos são ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados com doença com risco de morte. Ao lado do tratamento, são desenvolvidos procedimentos de prevenção e alívio do sofrimento por meio de identificação precoce e avaliação correta, com o objetivo de promover o controle da dor e alívio de outros sintomas, oferecendo suporte psíquico-espiritual e social aos doentes.

O médico Roberto Bettega explicou que os cuidados paliativos não têm o objetivo de curar o paciente. São cuidados de conforto, suporte e gerenciamento de sintomas. Em pacientes diagnosticados com câncer, por exemplo, o acompanhamento deve começar no momento do diagnóstico e continuar durante o tratamento, o pós-tratamento e no final da vida. “Isto representa trazer qualidade de vida para o paciente e para a família. Nosso lema ao defender os cuidados paliativos é: Não dê dias de vida; dê vida aos dias”, explicou.
Lei – O deputado Michele Caputo é autor do projeto de lei 19/2019, que dispõe sobre a instituição de preceitos e fundamentos dos cuidados paliativos na Rede de Atenção à Saúde do Paraná. A proposta estabelece uma série de medidas para aliviar o sofrimento de pacientes com doenças crônicas e em estágio terminal. “A implantação deste projeto é importante, pois representa um ganho de vida para quem está em tratamento”, disse o parlamentar. “Precisamos espalhar esta rede pelo Estado para tratar os pacientes o quanto antes. Os pacientes não precisam sofrer, precisam de cuidado”, defendeu Bettega.
O texto do projeto destaca que cuidados paliativos são aqueles que melhoram a qualidade de vida dos pacientes que enfrentam doenças que ameacem a vida. Tem o objetivo de prevenir e aliviar sofrimentos físicos, psíquicos, sociais e espirituais por meio da identificação precoce, avaliação e tratamentos corretos, em consonância com os preceitos da OMS.
Entre os objetivos dos cuidados paliativos está o incentivo ao trabalho de equipe multidisciplinar constituída por profissionais de medicina, enfermagem, serviço social, psicologia e, quando possível, por nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico, odontólogo, assistente espiritual e fonoaudiólogo.
O projeto já foi aprovado nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Saúde Pública, Finanças e Tributação da Alep e aguarda parecer da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania antes de ser discutido em Plenário.

FONTE: ASSESSORIA
Crédito da foto: Orlando Kissner/ALEP



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???