Cultivo em estufa é alternativa de renda para o pequeno produtor



O Programa Irrigação e Cultivo Protegido da Prefeitura de Castro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, atende pequenos agricultores familiares que entregam alimentos nos programas Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI


No ano passado foram entregues com recursos próprios três estufas para produtores da Ponte de Zinco, Passo dos Bois e Capão Alto.

Desde o início do programa em 2017 já foram entregues 21 estufas em várias localidades.

Para participar do programa o produtor deve ser agricultor familiar; ter vínculo com alguma Associação de Pequeno Produtor de Castro; participar efetivamente de programas governamentais de entrega de alimentos (PAA) e (PNAE) entregando os produtos alimentícios há pelo menos um ano; ter declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) e documentos da terra.  

A seleção segue os critérios apresentados, além de análise de aptidão dos inscritos por meio de visitas as respectivas propriedades.

A Secretaria Municipal de Agricultura compra as estufas e a empresa vencedora da licitação fica encarregada da montagem. Os produtores recebem assistência técnica e orientação por meio de cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sobre cultivo protegido visando melhorar o conhecimento dos produtores a fim de otimizar o uso das estufas.  Eles também são estimulados constantemente das boas práticas agronômicas como a rotação de culturas para evitar o surgimento de insetos praga e doenças de plantas. 

Entre os produtos produzidos estão tomate, morango, hortaliças em geral como alface, couve flor, brócolis, repolho.

Além de venderem os produtos para a merenda escolar, os produtores podem comercializar em mercados, supermercados e venda direta ao consumidor, entre outros.

 

Desafio

Catarina da Silva, agricultora da região da Ponte de Zinco, trabalha há 15 anos com produção para a merenda escolar, mas estava pensando em parar, pois não tinha dinheiro para trocar o plástico da estufa. No ano passado foi contemplada com uma estufa, aceitou o desafio de produzir mais e conta que não se arrepende. “É bom de trabalhar na estufa, tudo vai bem, são produtos de qualidade. Estou animada e o próximo cultivo vai ser de tomate”, disse.

O secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto de Oliveira, destaca que o programa promove a agricultura sustentável, além de gerar renda ao pequeno produtor. “O cultivo em estufa é uma opção para os produtores que podem otimizar o espaço da propriedade e produzir de forma segura, com resultados satisfatórios”, disse.



FONTE: PREFEITURA DE CASTRO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???