Proteção animal e GM levam Dolly para auxiliar nas aulas



Sabe quando você pensava em ter uma aula diferente, um assunto novo, algo do dia a dia, mas que pudesse ser explicado de uma forma simples, prática e porque não divertida? Então, mais de mil alunos dos segundos aos quintos anos de sete escolas municipais atendidas até agora na Rede Municipal de Ensino tiveram esse desejo realizado. 

 ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Um projeto desenvolvido pela Coordenação de Proteção e Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Unidade K9 da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), tem movimentado semanalmente uma escola diferente toda quinta-feira. A coordenadora da Proteção Animal, veterinária Júlia Heiss, aborda assuntos sobre guarda responsável, cuidados com os animais, desde a limpeza de comedouros e bebedouros, até a importância da vacinação.

 

Mas o grande diferencial dessas aulas é que envolve os Guardas Municipais da Unidade K9 e a Golden Retriever Dolly, oficialmente aposentada pelo município, mas que nunca abandonou de vez a criançada. 

 

Júlia conta que a euforia toma conta dos alunos, que ficam muito animados quando a Dolly entra na sala de aula. “As crianças são estimuladas a responderem sobre os cuidados com animais no dia a dia. Com isso vão criando esse sentimento de certo e errado e aprendendo em conjunto. A criança não mente, então quando estou falando sobre um animal solto na rua ou sobre como é errado a violência contra os animais, eles acabam relatando situações que ocorreram em casa, no vizinho ou que enxergam na rua de forma muito sincera, o que reforça a necessidade desse trabalho”, explica a veterinária.

 

Todo o conteúdo que ela apresenta para os alunos é reforçado por vários sentidos: o auditivo, visual e o tato. “Todos esses sentidos são trabalhados nesse período em sala com a Dolly. Além disso, realizamos uma atividade lúdica, como origami, pintura ou caça palavras para fechar a aula”, salienta. 

 

O GM Edvaldo Eberhardt, é o tutor e parceiro inseparável da Dolly. Ele faz várias demonstrações de truques que são possíveis de se obter quando se trata bem dos animais. Tudo aquilo que é explicado, as crianças podem ver sendo executado e ainda podem tocar na Dolly, utilizando assim todos os sentidos citados. 

 

Com os trabalhos realizados nesta quinta-feira (28) na Escola Municipal Waldyr Becker, somam-se sete escolas atendidas neste semestre. A Educação Ambiental voltada para a Proteção Animal já passou pelas escolas municipais Ivo Welter, Walter Fontana, Walmir Grande, Carlos João Treis, Jardim Concórdia e CAIC. O projeto se estende até 24 de novembro de 2022. Até lá, mais de três mil alunos devem receber a visita da Dolly.

 

Inclusive, os trabalhos foram reforçados pela Shelby, uma ‘AUprendiz’ da Dolly, também da raça Golden Retriever e com doçura similar. A diferença é que esta é um filhote que está sendo treinada pelo GM Eberhardt e voluntariamente foi liberada pelo seu tutor para a interação com as crianças. 

 

O secretário do Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, e a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, reforçaram a importância de parcerias como esta para melhor atender nossos alunos e oportunizar experiências que reforcem o conhecimento deles, além de facilitar o entendimento prático, por meio das atividades vivenciadas em sala de aula.



FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???