Prefeito assina adesão de Londrina a programas voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



Na última semana o prefeito Marcelo Belinati esteve presente no quarto encontro regional “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”, sediado em Londrina. No evento, ele assinou a adesão do município de Londrina ao Programa Cidades Sustentáveis, ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS e à  Estratégia Paraná de Olho nos ODS. Londrina é cidade polo da Associação dos municípios do Médio Paranapanema (Amepar), local onde ocorreu o encontro. A intenção do atividade foi estimular a implementação em nível local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

Este encontro é fruto do Acordo de Cooperação dos 5 motores para sustentabilidade no Estado do Paraná: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná (Cedes), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado do Paraná (Sedu), o Paranacidade,  a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com as parcerias estratégicas  da Amepar e Prefeituras de Arapongas  e Londrina.

O objetivo do evento foi apresentar as estratégias desenvolvidas pelo Estado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e ofertar novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação dos ODS.

A Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleika Goulart, fez a apresentação da Agenda 2030 e dos ODS, incluindo uma série de ferramentas facilitadoras para implementação destes objetivos.

Na ocasião, prefeitos e prefeitas da região foram convidados à aderir ao Programa Cidades Sustentáveis e ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, além da  Estratégia Paraná de Olho nos ODS.

Estes compromissos possibilitam o acesso dos municípios a diversas ferramentas e metodologias para a implementação dos ODS, apoio técnico, acesso à Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, além do apoio técnico a um planejamento urbano integrado e inclusivo, maior previsibilidade, redução de desperdícios, ganhos de produtividade e economia para a administração pública. É também uma oportunidade para o município ser referência na implementação dos ODS, entregando uma gestão planejada e compromissada com as agendas urbanas de desenvolvimento sustentável.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, é fundamental que os municípios estejam dispostos a debater e atentos às agendas e possibilidades relacionadas à questão do desenvolvimento sustentável. “Londrina é uma referência na Amepar e vem sempre buscando acompanhar o que está sendo realizado de positivo e possa ser aplicado em nossa região, incluindo estratégias voltadas à sustentabilidade. A cidade agora passa a compor oficialmente projetos que serão importantes para implantação dos ODS em nível local. Considero muito importante e necessário as gestões municipais conhecerem de perto aqueles programas e estratégias que têm potencial de mobilização para propiciar o fortalecimento das cidades envolvidas”, disse.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???