Prefeitura de Maringá é a primeira no Estado a receber o selo Clima Paraná



Maringá é a primeira cidade do Estado a receber o selo Clima Paraná. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, receberam a certificação na noite de terça-feira, 7, em Curitiba, das mãos do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.


“Com comprometimento, responsabilidade e uma equipe empenhada, nós estamos no caminho certo, com políticas públicas a favor do meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida”, afirmou Ulisses Maia.

A certificação Selo Clima Paraná 2021 reforça o compromisso do Estado do Paraná e da Prefeitura de Maringá, além de empresas amigas do meio ambiente, na elaboração de políticas públicas voltadas à redução da emissão de poluentes.

“O governo dá subsídios para o empresariado porque é ele quem garante os empregos para a população paranaense, ou seja, quanto mais prósperas as corporações, mais renda para o povo. Mas também é necessário prestar atenção aos sinais do meio ambiente”, disse o secretário Márcio Nunes.

O Selo Clima Paraná tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. Para isso, a iniciativa encoraja as empresas paranaenses a medirem e reduzirem a pegada de carbono. O certificado integra o programa Sinais da Natureza, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

SELO IPÊ - Boas práticas sustentáveis ganharão o reconhecimento da Prefeitura de Maringá por meio do Selo Ipê Empresarial, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2022, prática inovadora e inédita em praticamente todo o País. Idealizada pelo Ipplam, a iniciativa foi confirmada na última sexta-feira, 3, em decreto assinado pelo prefeito Ulisses Maia.

O Selo Ipê Empresarial é voluntário e aplicável a qualquer empresa, que poderá obter e demonstrar todo seu compromisso e preocupação com o desenvolvimento sustentável. Para tanto, o Ipplam desenvolveu indicadores alinhados em cinco principais parâmetros: Água, Ambiental, Energia, Resíduos/Materiais e Parâmetro Social.

Ulisses Maia reforça a filosofia da atual administração, alinhada ao conceito de Cidade Inteligente, ao buscar uma Maringá mais sustentável em todos os aspectos, com ações que partam do poder público, mas que também possam servir de exemplo para a iniciativa privada.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS -  Em 2022, a Prefeitura de Maringá reforçará de maneira institucionalizada a sua atuação voltada para o ESG, com práticas incisivas que contribuam com questões ambientais, sociais e de governança. No entanto, reforça a diretora do Ipplam, isso já vem acontecendo na prática.

“Já vivenciamos em nosso dia a dia, dentro da Prefeitura e aqui no Ipplam, inúmeras práticas ESG, e ano que vem isso se tornará oficial. O nosso Selo Ipê Empresarial é apenas o começo. Teremos uma série de medidas que condizem com a realidade de Maringá, a cidade pioneira no Estado a iniciar uma série de ações estratégicas buscando cumprir a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, disse Bruna.


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???