Irati recebe veículos para estratégia Saúde da Família




Recentemente o município de Irati recebeu quatro veículos que serão utilizados para a Estratégia Saúde da Família. A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio do secretário Beto Preto, nas dependências do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Neste evento, foram entregues, no total, 23 veículos para todos os municípios da 4ª Regional de Saúde. O secretário de Estado da Saúde (Sesa), Beto Preto, ressaltou que estes automóveis ajudarão a ampliar as visitas domiciliares do Programa de Saúde da Família (PSF). “Nós precisamos visitar os acamados, precisamos visitar lá naquela comunidade mais distante aquele paciente com diabetes, utilizando insulina, que muitas vezes não está se alimentando direito e a dose da insulina está muito alta. Precisamos ir até lá e abraçar este cidadão, levar respeito e atendimento a ele, seja na consulta médica, no atendimento da enfermagem ou da fisioterapia, e agora mais do que antes, inclusive”, afirmou o secretário.

TEM TELEGRAM? ENTRE EM NOSSO GRUPO!!!

O prefeito Jorge Derbli, representando todos os prefeitos da Amcespar, destacou a importância destes veículos para o conforto dos pacientes iratienses. “Estes veículos trarão esta comodidade, pois nossos profissionais da saúde poderão ir, com mais facilidade, até as pessoas que precisam de atendimento. Para nós, isto tem uma vantagem muito grande, não só para o município, mas para aqueles que realmente precisam”, pontuou o prefeito, que agradeceu ao governo do Estado por estar enviando recursos para o município. Ele comentou que, logo após o encerramento da cerimônia, os veículos já seriam levados para as unidades de saúde e, imediatamente, usados pelas equipes no período da tarde.

Unidades de saúde beneficiadas

Segundo a secretária de Saúde de Irati, Jussara Kublinski Hassen, os automóveis serão destinados para auxiliarem no trabalho de quatro unidades básicas de saúde. “Eles vão ficar nas unidades da Lagoa, Vila São João, Engenheiro Gutierrez e no Centro de Atendimento Ildefonso Zanetti. Estes carros são para fazer tratamento em casa, a enfermeira vai fazer curativo, vai passar sonda, entre outros serviços”, exemplificou a secretária, frisando que estes veículos são destinados para este fim e que devem ficar nas unidades para fazer o atendimento dos pacientes acamados em casa, não tendo a finalidade de viagens.

TEM TELEGRAM? ENTRE EM NOSSO GRUPO!!!


Jussara explica que estes veículos irão agilizar os trabalhos dos profissionais. “Nestas unidades, vai agilizar o atendimento: assim que o paciente precisar, um dos nossos motoristas da unidade pega o veículo e vai fazer o atendimento. Para nós, isto foi uma grande conquista, sem contar a agilidade que teremos para com o paciente. Agradeço ao governador Ratinho Júnior e ao nosso secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, por disponibilizarem estes veículos para a atenção básica da nossa rede de saúde de Irati”, comentou ela.

Centro de Especialidades

Na oportunidade, os prefeitos da região reforçaram o pedido ao secretário Beto Preto para construção do Centro de Especialidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), relembrando que, em 2019, a Prefeitura doou um terreno próximo à Yazaki para o Estado. “É um terreno que tem uma logística muito boa para que ônibus de toda a região levem os pacientes até lá para fazer suas consultas”, disse Derbli, registrando o pedido.

Beto explicou que o projeto do novo ambulatório médico de especialidades está em fase final para que seja construído na área doada pelo município de Irati de cerca, de 7 mil m². Ele agradeceu a Prefeitura de Irati por ter colocado este terreno à disposição do estado.

Presenças

Além dos prefeitos da região e chefes de regionais do governo, participaram do evento a vice-prefeita Ieda Waydzik, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; os deputados estaduais, Artagão Junior e Alexandre Curi; o chefe da 4ª Regional de Saúde, Walter Trevisan; o presidente da Amcespar, prefeito Junior Benato, e os vereadores Nei Cabral, Nego Jacumasso e Cezar Batatinha.


FONTE: PREFEITURA DE IRATI

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???