Grupo de doze pessoas de Icaraíma vão a Umuarama para doar sangue



A Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação do Secretário Laércio Fernandes, reuniu na manhã de quinta-feira (09) um grupo de 12 pessoas para realizarem a doação de sangue no Hemonúcleo em Umuarama. A deficiência nos bancos de sangue em todo o país é uma realidade, principalmente neste momento de pandemia. A ação, denominada de Caravana do bem será realizada de forma constante. Neste primeiro grupo as pessoas, de forma voluntária atenderam um pedido da Secretaria de Saúde do Município para realizarem este ato solidário.

doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves  possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O Prefeito Marcos Alex parabeniza a todos os doadores que se envolveram neste ato solidário para salvar vidas num momento crítico que o país atravessa em função da pandemia, onde os bancos de sangue tem seus estoques reduzidos. Seja um doador. Procure a Secretaria Municipal de Saúde de Icaraíma.


FONTE: PREFEITURA DE ICARAÍMA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas