Saúde de Jataizinho quer aproximar homens das Unidades de Saúde no Novembro Azul



Desde 2008 o mês de novembro é marcado por um maior movimento em prol da saúde do homem no País. O Novembro Azul foi criado com o objetivo de desenvolver ações que estimulem a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar da importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata.

Nesse sentido, o Departamento de Saúde de Jataizinho, propõe como tema este ano: "Cuidar da saúde também é coisa de homem! Previna-se, cuide da sua família e procure a Unidade de Saúde mais próxima".

A escolha vai ajudar no fortalecimento do acesso dos homens a Atenção Primária à Saúde (APS), mantendo a população masculina mais perto dos serviços em redes, cuidados rotineiros e consultas periódicas.

"Queremos promover a melhoria da saúde da população masculina de Jataizinho, já sabemos que a prevenção é o primeiro caminho a ser escolhido. Estudos indicam que os homens têm menor número de consultas médicas por ano em comparação às mulheres e fazem menos uso de serviços de cuidado, por isso as ações não devem se restringir ao mês de novembro, mas sim por todo o ano", disse a diretora do Departamento de Saúde de Jataizinho, Verônica Sanches Gomes.

Através da Campanha Novembro Azul, a orientação do Departamento de Saúde é que os homens que procurem a UBS por demanda espontânea também sejam acolhidos e avaliados quanto a: situação vacinal;  prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): aconselhamento, oferta de testagem rápida ou sorologia para HIV/ Sífilis/Hepatites B e C e fornecimento de preservativos; alimentação saudável e atividade física; sinais e sintomas de doenças crônicas; cuidados com a saúde mental; cessação do tabagismo, com oferta de tratamento através da abordagem individualizada; e paternidade responsável (pré-natal do parceiro).

Além disso, haverá no dia 20 de novembro nas  três UBS's de Jataizinho, o dia D, que realizará exames e procedimentos na saúde do homem.

Atualmente, a população masculina no Estado é estimada em 5,6 milhões de pessoas. Estima-se que entre 2020 e 2022 surjam 35.050 novos casos de câncer a cada ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), os tipos mais frequentes entre os homens são de pele e de próstata.

NOVEMBRO AZUL
O movimento Novembro Azul teve origem em 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.



FONTE: PREFEITURA DE JATAIZINHO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???