Educação infantil ganha caderno sobre alfabetizações



As crianças da educação infantil da rede municipal de Curitiba ganharam material pedagógico especial do Programa Leia +, Liga pela Equidade, Igualdade e Alfabetizações.

O material “Alfabetizações na educação infantil: a criança como autora e leitora do seu mundo” foi lançado nesta quarta-feira (13/10) e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Laura Santos, no bairro Prado Velho, foi a primeira unidade a receber os cadernos. As demais receberão nos próximos dias.

Os textos que compõem o material apresentam diferentes possibilidades e perspectivas para o desenvolvimento das alfabetizações na Educação Infantil. A partir de discussões sobre questões conceituais, com novas práticas e sugestões de atividades diárias, o material permite a reflexão sobre as diferentes linguagens da criança, os objetos de conhecimento e a leitura de mundo.

“Este material enriquece ainda mais nossas possibilidades. A alfabetização é um processo, estamos nos alfabetizando sempre. A criança começa esse processo ainda bebê, no colo, quando abre os olhos para o mundo”, destacou a secretária Maria Sílvia Bacila.

A secretária explicou que o desenvolvimento das alfabetizações na educação infantil busca expandir a curiosidade das crianças pelos diferentes campos de conhecimento, pelos sons das palavras, além de promover a diversão por meio dos números e descobertas.

As professoras Adriana Aparecida de Almeida e Juliana Cristina Saldanha foram as primeiras e receber os cadernos e apresenta-los às crianças.

“Começamos contando histórias, aí veio o interesse deles em alguns temas, trabalhamos contação, música, dramatização”, relatou Adriana.

Presenças

Também estiveram presentes a coordenadora da Coordenadoria de Equidade, Famílias e Rede de Proteção, Sandra Mara Piotto; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o chefe do Núcleo Matriz, Pedro Andrade; e a diretora do CMEI, Renata da Costa Rojas.

O programa

O Leia+, liga pela equidade, igualdade e alfabetizações, envolve cem unidades (50 escolas e 50 CMEIs).

É fruto das ações desenvolvidas desde 2017 pelo programa Transformando Realidades: Equidade na Educação e resulta do amadurecimento de práticas e estudos nos últimos anos.


FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???