Educação Municipal abre Álbum de Figurinhas do Zequinha como aprendizado lúdico e transformador


 

A Secretaria de Educação de Campo Largo trouxe o renomado cartunista Nilson Müller para dentro da sala de aula da Escola Municipal Lenovi de Almeida Torres compartilhando ensinamentos sobre desenho, curvas, sobre experiências de vida com o famoso álbum do Zequinha, personagem desenhado pelo cartunista.

A equipe pedagógica da escola explica que a atividade foi realizada com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e trouxe além de cores, músicas, filmes, fotos, cheiros e pessoas, momentos de interação com o passado, espaços que contemplam a história e a memória.
O aprendizado se deu com as lembranças da infância, despertando o interesse dos alunos pelas fotos antigas, pelas histórias que os pais contaram sobre a época do álbum do Zequinha.
DIDÁTICA - A atividade envolveu a escola e a casa do estudante, através de conversas sobre o álbum, trazendo curiosidade e vontade de aprender. As memórias têm a importante função de resguardar a trajetória dos antepassados e as aulas tiveram o intuito de resgatar lembranças antigas que remetem a recordações da infância de muitas pessoas, procurando inserir cada aluno neste contexto lúdico.
A professora Nadia Colodel observa que memórias têm que ser inseridas no cotidiano das crianças, bem como no âmbito escolar, contribuindo para uma aprendizagem significativa e para o resgate de história cultural. A professora ainda apresentou o álbum de figurinhas do Zequinha criado pelo artista Nilson Müller para que os alunos reproduzissem o próprio personagem em forma de desenho.
As atividades sobre o tema também abordaram diálogos sobre exposição e as figurinhas do álbum. Os alunos ainda participaram de uma Live - pelo meet - com o autor Nilson Müller, onde puderam aprender a desenhar o personagem e conhecer a história das figurinhas Zequinha. Observaram uma figurinha do álbum para reconhecer as principais características e criaram uma figurinha do “Zequinha no”, desenhando o menino em algum lugar do município.
Dessas figurinhas desenhadas, foi montado um álbum em comemoração aos 150 anos de Campo Largo, que foi digitalizado e entregue para cada aluno.
PREMIAÇÃO - Todo e ensino foi findado com a premiação para o aluno(a) que fez a figurinha mais criativa, que contou com a presença do autor e do boneco do Zequinha na escola.
O cartunista Nilson Müller também é autor da figurinha número 1 do álbum e a desenhou para os alunos.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação ressalta que está orgulhosa pela criatividade apresentada nos desenhos e pela participação dos estudantes em toda a atividade proposta.

FONTE: PREFEITURA DE CAMPO LARGO
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???