Jataizinho Rosa alerta sobre os cuidados com a saúde da mulher



O Departamento de Saúde de Jataizinho iniciou nesta sexta-feira (01/10) a primeira edição do Jataizinho Rosa, campanha promovida dentro do Outubro Rosa para fortalecer iniciativas de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, além da saúde da mulher em geral.

A campanha foi anunciada pela diretora do Departamento de Saúde, Verônica Sanches Gomes, e a primeira-dama de Jataizinho, Anna Lúcia Azevedo, idealizadora do projeto.

"Sabemos que a prevenção deva ser feita o ano todo, o mês de outubro nos dá amplitude para a ações da saúde da mulher", salientou Verônica. Segundo ela, os bons hábitos alimentares, práticas de exercícios físicos, exames periódicos e demais cuidados de rotina ainda são a melhor estratégia de prevenção, pois quando diagnosticado e tratado precocemente as chances de cura do câncer são muito grandes.

Anna Lúcia Azevedo, disse sobre a relevância em levar a informação para todas as mulheres de Jataizinho.
"Outubro é um mês dedicado à saúde da mulher. Nossas ações de hoje se refletem na preocupação que temos na saúde das mulheres da nossa cidade, levamos a informação sobre os cuidados e mostramos que a prevenção é sempre o melhor caminho", afirmou a primeira-dama.

AÇÕES

Durante o mês, entre as atividades que serão promovidas pela Departamento de Saúde, está a vacinação contra o HPV, e o rastreamento de câncer de mama e colo de útero, previsto para o dia 23/10 em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h. Além da elaboração de Nota Técnica nº 12/2020 que reforça as medidas de prevenção e contágio da Covid-19 e segurança dos usuários com relação à coleta do exame citopatológico do colo do útero e mamografias.

DADOS

No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 66.280 novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontou ainda que no Paraná, o número pode chegar a 3.470.
Já o câncer do colo do útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo a quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2021, são estimados 990 novos casos desta doença, no Estado.

EXAME

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que o exame seja feito nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano, e se os resultados forem normais os próximos podem ser a cada três anos. Os exames fora deste critério podem ter resultados falso-negativos.

O Paraná disponibiliza anualmente aos municípios 720 mil kits para exames citopatológicos do colo do útero e mais de 230 mil exames de mamografia. Para a vacinação do HPV a meta do Estado é vacinar 458 mil meninas de 9 a 14 anos.

OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, nos Estados Unidos, e foi instituído no Paraná por meio da Lei nº 16.935/2011.

O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença.


FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAIZINHO 

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???