Prefeitura realiza reuniões técnicas do Plano de Mobilidade Urbana de Maringá



Começaram nesta segunda-feira, 4, pela manhã, e prosseguem amanhã (5) na Prefeitura de Maringá, reuniões técnicas do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O primeiro encontro é realizado na Sala de Reuniões, do Paço Municipal. O segundo será amanhã na Secretaria de Mobilidade Urbana. “Vamos tratar da metodologia para definição dos cenários do PlanMob”, explica a gerente de projetos de Mobilidade Urbana de Maringá, Elise Savi. “Depois vamos planejar as oficinas que acontecerão em novembro”. 


Participam das reuniões, o diretor da empresa mineira Cidade Viva, Ricardo Mendanha, a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), e técnicos da secretaria Mobilidade Urbana. Além do planejamento das oficinas, também são abordados temas como cronograma, eventos, alinhamento com o Plano Diretor, entre outros. 

É a primeira vez que Maringá realiza o PlanMob. Já foram feitas pesquisas de campo e foi apresentado o Diagnóstico e Prognóstico, entre outras atividades. Uma pesquisa indicou, por exemplo, que 30% das pessoas dariam preferência para o deslocamento a pé, em detrimento do carro, ao realizar atividades como passeios e compras. Desde que possam andar com segurança, na sombra e com sinalização e calçadas em boas condições. 

POPULAÇÃO - Hoje, os deslocamentos em Maringá são: 32% não motorizados, sendo 25% a pé e 7% de bicicletas. Entre os 68% motorizados, 37% usam automóveis, 18%  transporte público, 8% motocicletas, 2% veículos de aplicativos, 1% fretado e 1% escolar. As pesquisas e análises do PlanMob levam em consideração a estimativa do Plano Diretor de aumento populacional de 68.777 habitantes em Maringá na próxima década.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???