Subtenente Everton faz requerimento solicitando mudança de tipologia do IFPR



Deputado Subtenente Everton assinou, com demais parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), coautoria do Requerimento nº 6.375/2021, no qual solicita ao Presidente Jair Bolsonaro e ao Ministro da Educação Milton Ribeiro mudança da tipologia do Campus do Instituto Federal do Paraná de Palmas (IFPR), de 70/45 para 150/100. A Portaria nº 713/2021 estabelece diretrizes para a organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e do Colégio Pedro II, define parâmetros para a sua expansão e dispõe sobre a criação e implementação do modelo de dimensionamento cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II.



Requerimento pede mudança de tipologia do IFPR

A Tipologia dos Campi representa a capacidade técnico/administrativa de cada unidade dos Institutos Federais. Assim, quando novas unidades são criadas, as bases são as especificações contidas na normativa, revista por atos ministeriais. O Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná foi criado a partir da Federalização do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (UNICS), em 14 de junho de 2010, pela Portaria Ministerial, nº 728/2010, publicada no Diário Oficial de nº 112 de 15 de junho de 2010. Atualmente, o Campus está dimensionado na Tipologia 70/45, ou seja, até 70 cargos de docentes e 45 cargos de técnicos administrativos. Hoje essa unidade conta com aproximadamente 2.500 alunos, 135 docentes (com mais 16 a serem nomeados) e 51 técnicos.

Sobre os benefícios que o Campus terá com a mudança, o Deputado Subtenente Everton esclare que “a mudança de tipologia visa aumentar o número de professores da instituição, ampliar a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação e o Campus do Instituto Federal do Paraná poderá ter mais funcionários e melhorias no seu atendimento e serviços. Por essas razões, assinei a coautoria desse Requerimento, pois essa mudança será benéfica para toda população de Palmas e região”, afirma o parlamentar.

Instituto Federal

É uma instituição de ensino público (ligada ao governo federal), especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, que orienta a oferta de cursos visando ao fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais das localidades onde está instalado. a Rede Federal está composta por 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.

Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.


FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???