Chefe de cozinha conquista paladar dos atletas

No ramo a mais de 25 anos afirma que sua abrangente experiência alimentícia sempre foi bem aceita. “Sempre estou buscando me inovar e me especializar. Nunca sabemos tudo”, explicou.
Panelas no fogo e mãos na massa. É assim a rotina diária das cozinheiras no refeitório de Wenceslau Braz durante o 59º JEPs. Diferente de outras artes e profissões, o objetivo dos cozinheiros é alimentar primeiramente os olhos, o olfato, tato e paladar dos atletas e tem obtido resultados. As atletas de voleibol Priscila Martins, Thaynara Santos e Bruna Miola de Jaguariaíva elogiaram as refeições servidas. “A comida é ótima  sempre fresquinha e bem temperada. Tudo esta sempre muito limpo e organizado”, elogiaram.
A jornada de trabalho dos 15 funcionários da cozinha se cumpre das 07h às 22h. São 15 trabalhadores no quadro. O cardápio diferenciado na semana dos Jogos Escolares do Paraná é definido por uma nutricionista. As cozinheiras seguem as orientações.
A chefe de cozinha Cleuza Carneiro Moreira, explica que as recomendações repassadas são para visar o controle do sal, disponibilizar muita fruta de todas as variedades a vontade aos atletas e servir todos os tipos de verdura e legumes. “Tudo que esta sendo servido é natural, devemos controlar a quantidade do óleo de soja para não deixar a comida pesada. Afinal os atletas precisam de uma alimentação nutrida e saudável”, explicou.
A média de alimentos cozinhados diariamente para cada 500 pessoas fica em torno de 25 kg de arroz, 15 kg de feijão, 65 kg de um tipo de carne. Cleuza comentou que esta média é feita de acordo com a programação dos jogos. Conforme as modalidades vão encerrando nos JEPs a quantidade vai sendo reduzida. Da mesma forma ocorre com o quadro de funcionários.
A empresa que trabalha nos JEPs é terceirizada para executar as funções alimentícias. A preocupação com a temperatura de alimentos no Buffet é muito visada, não pode estar abaixo de 65°C. Cleuza frisa que as comidas não são reaproveitadas do almoço para a janta.
Apesar do controle e dos inúmeros elogios por parte dos atletas, Cleuza afirma que há pessoas que reclamam da falta de diversidades no Buffet. Porém,  são servidos diariamente três tipos de saladas, arroz, feijão, 3 guarnições (massa ou legume cozido, refogado), farofa e um tipo de carne. Além disso, há frutas a vontade como sobremesa.
Há também a preocupação com a higiene e qualidade da alimentação. Cleuza comentou que cada funcionário tem a sua função designada. “Quem trabalha na limpeza não interfere nas outras funções para que não haja nenhum tipo de contaminação. Independente de alguém vir aqui fiscalizar ou não o nosso objetivo é trabalhar em 100%.”, acrescentou.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???