CRÔNICA: Ele não tinha dezesseis

Tony Lima
“Tudo é dor e toda a dor vem do desejo de não sentir dor!”
Na verdade não dava pra ver direito, estava tudo embaçado. Era três da tarde. Sol de rachar. E tudo estava embaçado. Embaçou a lente dos óculos, lágrimas fazem isto. Tirar os óculos é pior. Aí é que não enxerga mesmo. A fraca visão é resultado da miopia e fotofobia, ambos descobertos em 99’. As lágrimas eram resultados de outras coisas.  Brigas na verdade.
A próxima curva é pra direita. “Mas com minha vida pra onde eu vou?”, pensou e até sorriu. Estranho como se sabe o caminho de condução (do carro), mas não sabe dirigir o rumo da própria vida. No rádio do carro toca “dezesseis”. O racha, a curva do diabo. O coração partido. O nosso Jhonny era o maioral.
“Mas eu nem penso  em suicídio”, pensa em voz alta enquanto tenta dirigir o carro que nunca soube a cor direito. E iria sem saber se de fato era vermelho ou não – coisas da fotofobia – “alergia maldita”, resmungara certa vez.
Outro pensamento “maluco” passa pela cabeça: Dizem que quem sonha alto o tombo é grande. Só que se esqueceram de me perguntar se eu tenho medo de cair?. “Bob Marley agora?”, e teve vontade de rir. Talvez de desespero ou da confusão que estava a na cabeça.
“Eu avisei você que esse teu temperamento ia te fazer perder coisas e quiçá pessoas importantes!”, mas ele preferiu não ouvir. E não ouviu a amiga...
Temperamento explosivo, raivoso, eufórico e violento. As palavras saem sem pensar e “danem-se” os outros. Palavras machucam pessoas! Matam. E chorar a morte não trará ninguém de volta. Mesmo que esteja viva. E agora ele chorava porque enfim feriu um coração que lhe importava.
“Tudo é dor e toda a dor vem do desejo de não sentir dor!”. A próxima curva era pra esquerda.  Era. Estavam embaçadas demais, as lágrimas secas nos óculos.  Estava embaçado. Não ia adiantar tirá-los do rosto. A culpa não foi do caminhão.  E ele nem percebeu a faixa. Na verdade não viu.
E nem viu que todos os “feridos” agora o olhava. E todos o amavam. E então calmo deitado entre flores não precisou mais se preocupar em dar respostas rápidas e afiadas ou na existência de Deus pra resolver os problemas. Tudo estava consumado... E Ele que nem pensava em suicídio. 

Tony Lima é radialista na Rádio Educadora AM de Jacarezinho
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???