Inclusão de profissionais com especialização em Libras ainda é preciso

A vereadora de Jacarezinho, Maria Luiza Boberg, (PMDB) destacou na última semana que é importante que as escolas municipais incluam professores especialistas em Libras e Braille.
Ela destaca que apenas um estabelecimento de ensino, particular, em Jacarezinho possui este tipo de serviço. “É muito importante dar o direito de aprendizagem igual a todos os alunos. Além disto, profissionais com este tipo de conhecimento seriam motivados a ensinar as crianças na área que gosta”, comenta Maria Luiza Boberg.
O objetivo é disciplinar o atendimento adequado à criança com deficiência visual e auditiva. Caso seja acato o pedido da vereadora, haverá formação de professores, especialmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que possa ser dada aula bilíngüe (português e libras).
Existem cidades no Paraná que já contam com estas aulas, como é o caso de Curitiba. Onde os professores realizaram cursos que abordaram o conhecimento básico da Linguagem Brasileira de Sinais e da Cultura dos Surdos. Além disto, também tiveram aprendizado do alfabeto em sinais e também aulas de expressão corporal.
A vereadora também destaca que em 2010 a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou um projeto para a função de intérprete de Libras para as instituições estaduais de ensino superior. Segundo o projeto, será garantido o atendimento e o tratamento aos portadores de deficiência auditiva que freqüentam as faculdades públicas. Os tradutores atuarão nas salas de aula, interpretando de forma simultânea a língua portuguesa para a língua de sinais.
Para a vereadora é importante que o município também possa ter este beneficio na rede infantil. “O objetivo é disciplinar o atendimento adequado à criança com deficiência visual e auditiva”, comenta Maria Luiza Boberg.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

Um comentário:

  1. Parabéns, Marcos! A inclusão está ai para ser enfrentada com ousadia e muita coragem...
    LIBRAS para nós já é uma grande conquista... LIBRAS faz parte da grade Curricular de nossa escola e é uma Disciplina em que todos aprendem a Lingua e é tão importante quanto as demais.
    Posso estar te enviando maiores detalhes.
    Att,
    Jer

    ResponderExcluir

O que você achou desta matéria???