Programa de educação ambiental em Curiúva

A Arauco do Brasil, uma das maiores companhias florestais da América Latina, em parceria com o Departamento Municipal de Educação de Curiúva, implantou no município há cerca de dois anos, o Projeto de Educação Ambiental Arauco. A iniciativa promove interação entre crianças e meio ambiente, apresentando-lhes fauna e flora típicas da região.
Segundo o assessor de Imprensa da empresa, Rui Sica, “as ações de educação ambiental visam despertar a consciência ecológica nos alunos, visando o conhecimento dos moradores das comunidades onde a empresa atua e disseminando conceitos sobre a preservação do meio ambiente, além de desmistificar a prática da atividade florestal”.
Para tanto, o horto São Nicolau, sede regional do projeto, concentra trilhas, museu ecológico e área de lazer. No museu estão expostos animais taxidermizados, ciclos detalhados da água e madeira, espécies ameaçadas de extinção e coleta seletiva, já a Trilha das Araucárias possui grande variedade de árvores nativas da mata Ombrófila Mista, dominante na região.
A propriedade fica localizada em Arapoti, município a 100 quilômetros de distância. As responsáveis pela supervisão do passeio são as instrutoras, Maria Claudia Prestes e Dalcilene Andrade de Lima, ambas da Arauco. Os grupos, de aproximadamente 30 pessoas, são formados por alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, com idades entre oito e nove anos.
Recentemente, os alunos do 4º Ano “A” da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Rosas Travensolli participaram da aula.  Após o passeio, as crianças e professores receberam cartilhas com orientações sobre o conteúdo apresentado, bem como a retrospectiva das atividades realizadas. Outras duas turmas da escola ainda farão o passeio.
O agendamento das classes é feito pela pedagoga, Eliandra Terezinha Perincel. Segundo ela, todas as escolas rurais e urbanas do município já visitaram ou ainda visitarão a propriedade. Os passeios são semanais, sempre as quartas-feiras. De acordo com a pedagoga, demais instituições de ensino e entidades também podem agendar a visita.

Serviço:O agendamento poderá ser feito pelo seguinte telefone: (43) 3545-1222 – Ramal 124. Pedagoga responsável: Eliandra Terezinha Perincel.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???