Pacientes tem medicamentos e acompanhamento durante tratamento

A garantia de medicação gratuita com acompanhamento clínico. Este é o “Programa Medicamento” idealizado pela assistente social e vereadora de Jacarezinho Luciane Aparecida Alves, o projeto é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde. Em funcionamento desde 2005, ele já conta com mais de 2,5 mil pacientes cadastrados.
Luciane Alves enfatiza que os medicamentos são fornecidos por uma farmácia mediante convênio com a prefeitura. “Eles são cadastrados e encaminhados à farmácia conveniada onde a medicação é fornecida de acordo com a receita médica”, lembra.
A assistente social ressalta que o programa não é só dar remédio para quem precisa, mas também acompanhar a evolução do paciente. “Acompanhamos a evolução e sabemos a regularidade que ele irá precisar do remédio. Com isto, evitamos que haja faltas por aumento da demanda”, complementa Luciane Alves.
Ela afirma que o programa atende uma solicitação do Ministério Público e que muitas cirurgias foram evitadas devido a continuidade do tratamento garantida pela regularidade da medicação fornecida. O critério para a seleção dos beneficiados é a renda familiar. “Fazemos uma pesquisa para saber se a pessoa que requisita o remédio realmente não tem condições de pagar. Se for comprovado, ela é cadastrada e o remédio fornecido”, explica.
Para o Secretário de Saúde, João Luccas Thabet Venturi, o sucesso do programa é um dos critérios para a contratação da farmácia conveniada. “Estabelecemos na licitação um prazo de até quatro dias para o fornecimento do medicamento. Com isto, garantimos o comprometimento dos estabelecimentos e prevenimos a falta de medicamentos aos pacientes”, analisa o secretário de saúde.


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???