Falta de médico ainda é preocupante na região

Uma situação que se torna cotidiana em qualquer cidade do Norte Pioneiro. O relógio já marca mais de 23 horas. Um familiar está muito mal e precisa ser levado até o Hospital Municipal para ser atendido urgentemente por um médico. Chega até a porta do Pronto Socorro. Muitas vezes é neste momento que começa o trauma de muitas famílias. A falta de médico plantonista está espalhada por toda a região.
Um exemplo que o Jornal Gazeta do Povo revelou em 2011 que para conseguir um médico plantonista vem gastando em média 30% do que investe no setor com o pagamento de especialista. Para não deixar a população sem atendimento nos finais de semana, a secretária tem pagado até R$ 2 mil por plantão de 24 horas.
Preocupação
Em Jacarezinho, a situação vem sendo normalizada aos poucos sobre a falta de médicos. A Prefeitura juntamente com a Administração do Hospital vem realizando vários projetos para atrair mais médicos para atender no local.
A vereadora do município Luciane Alves (PT) reforçou um pedido que havia feito formalmente em 2009 para que o Governo Federal e Estadual inclua na formação dos alunos espalhados em curso de medicina (em faculdades estaduais e federais) do Paraná, que a sua residência seja realizada em municípios pequenos do interior do Estado.
“Com isto, eles poderiam encarar a realidade enfrentada pelos profissionais no interior. Mas o mais importante é que a população teria médico para atender nos Prontos Socorros municipais”, enfatiza Luciane Alves.
Esta iniciativa vem de encontro com a redução de gastos com transportes que as prefeituras vêm procurando. "Os valores que os municípios gastam com transportes, poderia ser auxiliado na vinda desses profissionais para atender com qualidade a população dentro do próprio município”, complementa.
Várias prefeituras da região mantêm um ônibus e vários veículos de passeio disponíveis todos os dias para levar e trazer pacientes, que vão para Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ibaiti, Londrina, Curitiba e até São Paulo.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???